Quantcast
Channel: Tempos Dixital » Joseph Ghanime Lopes
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Tristes, ó tristes almas

$
0
0

Joseph Ghamine

Qual achais que seria um bom primeiro livro para um novo clube de leitura? – perguntei na lista de correios.

A encomendação das almas, de João Aguiar – foi a instantânea resposta de V.

Hoje o clube de leitura da associação Cultura do País (Lugo) inicia o seu andamento com este romance.

Gonçalo Nuno, septuagenário incontinente, empresário de importação-exportação, monárquico e de ascendência fidalga, deixa Lisboa pola velha casa familiar de Poiais de Santa Cruz. Esposa, filhos e noras tentam convencê-lo para que regresse à capital.

Zé da Pinta, 15 anos, tido por simples de espírito e atrasadinho, é enviado polos pais para Poiais de Santa Cruz, onde trabalhará na taberna do tio Albertino. Além de atender os fregueses, Zé terá de compensar – sem resistência nem demasiado entusiasmo – as carências sexuais da tia Genoveva.

O encontro entre Gonçalo Nuno e Zé da Pinta acontece no rebordo da Fonte Velha, agora seca, mas onde antigamente uma moura se penteava. A fonte é ameaçada polos planos de construção do GCDRPSC, Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Poiares de Santa Cruz.

Pouco mais contarei do enredo, que envereda pola inspirada amizade do velho e o moço.

O passatempo de Zé da Pinta é olhar para o céu; a sua mais notória competência profissional, desmontar aparelhos e montá-los com uma nova função totalmente inútil. Por exemplo, um aspirador é transformado numa máquina de cortar palitos.

A voz do autor insurge-se assim contra o Culto da Máquina, mas não em jeito de manifesto luddita nem de sisuda crítica da aniquilação do homem polo industrialismo, como a do alemão Günther Anders.

Galega e portuguesmente, Aguiar revolta-se com uma história retranqueira e um Zé da Pipa que desconhece o significado das palavras “individualidade”, “consciência” ou “fenómeno”. Tudo é contado com frases leves e parágrafos em regueifa uns com os outros – ao jeito de fregueses no balcão de uma taberna.

Um mito popular de Trás-os-Montes desencadeia uma sabotagem nas engrenagens do livro. O Secular (ou Escolar) das Nuvens produz as tempestades e chega encoberto na nuvem mais escura e medonhenta. O livro descreve assim a sua geração:

Para formar um Secular das Nuvens mata-se um homem, mas tem de ser devagar e por partes. Deve-se começar pelos pés. Corta-se a carne em pedaços pequenos como se fosse para fazer chouriços. Tem de se cortar tudo até à cabeça sem perder nada. Mete-se tudo dentro de uma tina, onde hão de meter-se também os temperos próprios para chouriço. Ao fim de algum tempo, sai o Secular das Nuvens e vai cumprir o seu Fadário.

Mudando de assunto: receio que os docentes galegos andemos no Fadário de fazer-nos chouriços nos neurónios, com tanto curso sobre as TIC e tanto quadro interativo de colorins a substituir os/as colegas que irão para o desemprego.

Que remédio haverá para tantíssima aniquilação da gente?

Nada sei: a mim dá-me, como ao Zé da Pinta, por passear e pasmar olhando para os céus de Lugo.

Mas não darei a volta à muralha, nem usufruirei da fácil recompensa do miradouro do Parque Rosalia. Para transformar esta tarde de avaliações de setembro numa máquina de cortar palitos, o que cumpre é atravessar a ponte da N-540 e ver a chegada por Adai de um Escolar das Nuvens bom – mijando sobre o Minho por causa de alguma incontinência não prevista no orçamento.

E assim enchoupado, assistir à primeira reunião do clube de leitura, com a encomendação das tristes – ó tristes almas – na mochila.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

HANGAD

MAKAKAALAM

MAKAKAALAM

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Trending Articles


Break up Quotes Tagalog Love Quote – Broken Hearted Quotes Tagalog


Gwapo Quotes : Babaero Quotes


Kung Fu Panda para colorear


Libros para colorear


Mandalas de flores para colorear


Renos para colorear


Dromedario para colorear


mayabang Quotes, Torpe Quotes, tanga Quotes


Love Quotes Tagalog


RE: Mutton Pies (mely)


Ang Nobela sa “From Darna to ZsaZsa Zaturnnah: Desire and Fantasy, Essays on...


Lola Bunny para colorear


Winx Club para colorear


Girasoles para colorear


Dibujos para colorear de perros


Toro para colorear


Lagarto para colorear


Long Distance Relationship Tagalog Love Quotes


Tropa Quotes


Mga Tala sa “Unang Siglo ng Nobela sa Filipinas” (2009) ni Virgilio S. Almario





Latest Images

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

Vimeo 10.7.0 by Vimeo.com, Inc.

HANGAD

HANGAD

MAKAKAALAM

MAKAKAALAM

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC

Doodle Jump 3.11.30 by Lima Sky LLC